quarta-feira, 4 de julho de 2007

SÃO PAULO SEM MONUMENTOS

" SÃO PAULO SEM MONUMENTOS"

Na década de 30, tendo São Paulo "Perdido a Revolução Constitucionalista ", como humilhação o Governo da Ditadura de Getúlio Vargas mandou, através de seu interventor Adhemar de Barros , retirar todos os Monumentos e Bustos de Paulistas Ilustres que existiam nas Praças e Logradouros de São Paulo. Todos foram recolhidos aos depósitos da Prefeitura, e só permaneceram nos locais suas Bases e Pedestais, até as Placas de Bronze foram retiradas. Na época ainda não existia o famoso monumento do Ibirapuera, aos Bandeirantes, hoje com o apelido "Deixa que eu Puxo". O único Monumento que restou foi o da Independência do Brasil, no Ipiranga, por ser referente ao Brasil e não somente a São Paulo.
Nossos jornais passaram a ser Censurados, nossa Bandeira Paulista (a querida de 13 listras) foi queimada em praça Pública, somente para humilhar os Paulistas, e proibida de ser exibida. Ainda os agricultores Paulistas foram proibidos de plantar cana de açúcar, e as safras de Café, eram parcialmente queimadas, sem qualquer indenização aos fazendeiros proprietários. Eu fico impressionado, é incrível ,mas fatos de nossa história, ficam somente em versões. Enquanto os contemporâneos como eu, ainda vivos lembrarem de deixar registrados estes fatos, ficará a esperança que nossos filhos e netos, passarão esses depoimentos a seus descendentes e interessados na nossa verdadeira história.
Ainda bem que Paulistas Ilustres, passada essa fase, reinstalaram todos nossos monumentos, restaurando e enaltecendo nossa dignidade. Ao lerem esta passagem histórica, os jovens de hoje
poderão ficar surpresos e acharem o procedimento absurdo, mas era assim mesmo. Há outros exemplos de perseguição também em outros estados como o Rio Grande do Sul. Bahia e Pernambuco. Mas os relatos só registram as versões. Houve naquela época um Departamento Federal denominado DIP Departamento de Imprensa e Propaganda , que prendia e sumia com os opositores de Getúlio Vargas. Pois é isso, as atrocidades de que hoje se fala, praticadas pela última ditadura militar, não foi novidade, mas repetição.. Ainda, pouco se comenta sobre o suicídio de Getúlio Vargas, que quando se viu acuado e precionado a renunciar, face aos escândalos que afloravam por todos os lados sobre corrupção no seu governo, optou por se matar... E ainda escreveu, antes do tiro fatal "A meus inimigos deixo o legado de minha morte"
Provavelmente imaginou uma revolta popular - mas nada disso aconteceu. Pois é isso, repedindo: Tudo que hoje vemos e lemos sobre nossos políticos, não é novidade é REPETECO.
OURO PARA O BEM DE SÃO PAULO
Durante a revolução constitucionalista foi lançado pelos paulistas a campanha "OURO PARA O BEM DE SÃO PAULO", quando os residentes em São Paulo foram convocados a doarem seus objetos de ouro ou preciosos para fimanciar a fabricação de armas e subsidiar a compra de suprimentos aos combatentes. Quem fizesse a doação de alianças, recebia em substituição uma aliança de ferro. Lembro-me que meus avós e parentes usavam essa aliança de ferro.

Nenhum comentário: